Portal De Fornecedores

Na relação entre Raízen e fornecedor, todo mundo ganha

Para redefinirmos o futuro da energia, buscamos por parcerias que estejam ao nosso lado para alcançarmos, juntos e juntas, esse propósito.

O Portal de Fornecedores foi desenvolvido para estarmos mais próximos, sendo um canal de transparência e fácil comunicação. Para te ajudar a conhecer nosso fluxo e se tornar nosso parceiro, disponibilizamos diversos materiais com orientações.
Vamos começar essa jornada?

Antes de iniciarmos nossa parceria

Nós te convidamos a clicar nas 7 etapas a seguir e entender todas as orientações e diretrizes que fazem parte desta jornada. É hora de redefinirmos o futuro da energia juntos!
01 HOMOLOGAÇÃO
02 CONTRATAÇÃO
03 MOBILIZAÇÃO
04 ACOMPANHAMENTO DA EXECUÇÃO
05 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
06 GESTÃO
07 Prêmio Parceiro RAIZ

01 Homologação

Esta é a etapa em que iniciamos nossa jornada: o futuro fornecedor da Raízen preencherá alguns formulários, através da ferramenta de Homologação.

Antes de iniciarmos nossa parceria, você precisará:

  • Preencher seus dados básicos, do negócio e financeiros;
  • Responder aos questionários de SSMA, Antissuborno e Corrupção, e de Sustentabilidade;
  • Leia atentamente as Políticas e Procedimentos aplicáveis ao seu escopo de atuação;
  • Assinar o Termo de Condições Gerais de Fornecimento (TCG).
Em paralelo, nossa plataforma consultará o background check a fim de analisar a saúde financeira do seu negócio, situação fiscal, certidões, exposição em mídias, entre outros. 

02 Contratação

Neste momento, nosso time de Suprimentos dará início ao processo concorrencial com os fornecedores que estão homologados, podendo haver homologação técnica se necessário.

Durante a etapa de contratação, é fundamental que os fornecedores contemplem em seus orçamentos tudo o que for necessário para o cumprimento integral do escopo, incluindo:

  • Normas;
  • Cumprimento de legislações;
  • Padrões de segurança e qualidade;
  • Demais requisitos da Raízen.

Se você precisar alojar sua equipe, também é necessário fazer o registro formal, além de cumprir todos os requisitos da legislação e normas (em especial NR-31 e NR-24) e seguir as orientações do Guia de Alojamentos.

  • Formulário para registro de alojamentos. Acesse aqui.

03 Mobilização

Nesta etapa, temos uma consultoria dedicada que verificará os documentos de saúde e segurança do fornecedor, a fim de garantir a governança e o compromisso com todos na Raízen.

Para esta etapa, contamos com uma consultoria especializada, que é responsável pela gestão e verificação das devidas documentações obrigatórias de todos os fornecedores contratados para prestação de serviço que envolva mão de obra. Após a verificação, será agendada a integração de SSMA e disponibilizado o crachá de capacitação.

Além disso, eventualmente será verificada a regularidade das suas obrigações trabalhistas e previdenciárias periódicas. As informações completas estão no Manual de SSMA para Contratados.

04 Acompanhamento de Execução

Esta etapa existe para garantir que todo serviço ou fornecimento de material esteja nos padrões de qualidade e segurança contratados.
Para garantir que a prestação do serviço ou fornecimento do material estejam de acordo com as cláusulas de qualidade e segurança do escopo contratado, poderão ser abertos Registos de Não Conformidades (RNC) que resultarão em planos de ações elaborados e endereçados com cada fornecedor.

05 Avaliação de Desempenho

Todo mês, mensuramos a performance dos nossos fornecedores, avaliando o cumprimento do escopo, a qualidade dos serviços e materiais e a pontualidade de entrega.

Todas as avaliações são realizadas seguindo um protocolo específico, que varia de acordo com o tipo de fornecimento:

  • Para fornecedores de materiais, consideramos o Índice De Pontualidade de Entrega (IP) e os Registros de Não Conformidade (RNC).
  • Para fornecedores de serviços, consideramos a qualidade do serviço prestado, cumprimento do escopo e prazo e os requisitos de segurança (IDF), além dos Registros de Não Conformidade (RNC).

Medimos o IP e o IDF somente depois da entrega do material ou serviço, enquanto a RNC já pode ser registrada e tratada durante a execução. Importante: esses índices são fatores de decisão para futuras contratações.

06 Gestão

Depois de monitorarmos a performance dos nossos fornecedores, desdobramos ações que integram a Gestão da Consequência.
Nossa Gestão da Consequência é aplicada através de:
  • Reuniões de alinhamento e acompanhamento;
  • Visita in loco para auditoria da efetividade do plano de ação;
  • Aplicação de multas por atraso de entregas;
  • Notificação jurídica;
  • Ruptura de contrato;
  • Bloqueio por baixa performance.

Além disso, temos nosso programa de reconhecimento, o Prêmio Parceiro RAIZ - confira na última etapa!

07 Prêmio Parceiro RAIZ

Etapa especial em que reconhecemos os parceiros que se destacaram durante nossa jornada 😊

Concorrem todos os fornecedores de materiais e serviços contratados por Suprimentos da Raízen. São premiados os fornecedores contratados por Suprimentos que se destacam nos pilares da nossa cultura RAIZ:

  • Realizamos agora olhando o futuro
  • Ampliamos o melhor de cada um
  • Incentivamos o olhar questionador
  • Zelamos por relações produtivas
Além disso, também são reconhecidos os fornecedores que são destaque nas práticas ESG e, junto com a Raízen, redefinem o futuro da energia.

Acompanhamento
de Fatura

Política
de Compras Sustentáveis

Comprometidos com a transparência dos nossos processos, a Política de Compras Sustentáveis de Suprimentos visa reunir as regras de conduta, os princípios éticos e as diretrizes que norteiam a integração da sustentabilidade para aquisição de equipamentos, materiais e serviços, além de orientar as relações comerciais com nossos fornecedores.

Parceria boa é a que se estende pelo ecossistema!

Somos membros do CDP Supply Chain!

O CDP é o principal banco de dados internacional com foco em mudanças climáticas, que registra as ações de redução de gases GEE realizadas ao redor do mundo, e conta com um programa de Supply Chain, do qual somos membros 😊.
Ao participar do CDP, você pode identificar riscos, oportunidades, cumprir metas e garantir o fornecimento de commodities de maneira sustentável. Esta iniciativa está totalmente conectada com o nosso compromisso de Mudanças Climáticas, na Agenda ESG. Para saber um pouco mais dessa e de outras iniciativas de Compras Sustentáveis, acesse pelo botão abaixo.

COMPRAS SUSTENTÁVEIS

vídeo
Temos mais de 5 mil parceiros presentes em 24 estados e, cada um é parte integrante do nosso ecossistema. Uma cadeia de suprimentos sustentável para além da descarbonização, também com o foco na relação com as pessoas e alinhados as nossas boas práticas e cultura RAIZ. Acompanhamos nossos parceiros em toda jornada de homologação, na qual prezamos por critérios de Direitos Humanos, Ambientais, Sociais, Governança. Investimos no monitoramento, desenvolvimento e reconhecimento de toda nossa cadeia, pois prezamos pela integração, rastreabilidade e construção de comunicação transparente com parceiros engajados. Assim, nossos parceiros crescem junto com a Raízen, em busca de redefinir o futuro da energia.