Aumenta o tamanho das fontes

AGENDA 2030: NOSSOS COMPROMISSOS PELO FUTURO
Nossa materialidade e estratégia de sustentabilidade nos conduzem a compromissos públicos relevantes e conectados com alguns dos maiores desafios da ONU
Desde a formação da Raízen, sustentabilidade é parte fundamental dos nossos negócios.
Com o desenvolvimento do Plano Estratégico de Sustentabilidade, na safra 18´19 e o lançamento dos nossos compromissos para 2030, tivemos um grande salto de maturidade, pois sabemos a jornada que precisamos percorrer e quais os impactos que queremos gerar.
Prezando por uma comunicação transparente, nos comprometemos publicamente com nossos stakeholders e com o desenvolvimento sustentável global. Clique aqui para saber mais.
COMPROMISSOS LIGADOS A DESAFIOS GLOBAIS
Lançamos nossos compromissos para reforçar nossa responsabilidade com a agenda de sustentabilidade. Conforme estudo conduzido por auditoria, eles se conectam às metas de 15 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU, avaliando o que é mais relevante na Década da Ação — época em que o prazo para o alcance dos compromissos globais da ONU se aproxima.
Sabendo do desafio associado a esses compromissos, lançamos em 2020 um edital para startups que nos auxiliassem a atingir nossas metas. Por meio do Pulse, nosso hub de inovação, identificamos 13 iniciativas e algumas já estão em fase de testes em nossas operações e prometendo acelerar nossa jornada.


Mudanças climáticas e Transição energética
- Aumento de 80% na produção de energia renovável até 2030;
- Reduzir a pegada de carbono do açúcar e etanol em 20%, até 2030;
- 80% do EBITDA Ajustado virá de Negócios renováveis até 2030;
- Reduzir 10% a intensidade de carbono do uso de produtos até 2030.
Nosso compromisso é impulsionar a transição energética global fortalecendo nossa contribuição na década da ação. Para isso, buscamos ampliar a nossa produção de energia renovável, reduzir a pegada de carbono por meio de eficiência e inovação em todos os nossos processos favorecendo uma jornada de descarbonização que seja rentável e que promova redução de emissões para os nossos clientes.


Gestão Hídrica
Reduzir em 15% o volume de água captada de fonte externas no período de moagem, privilegiando o uso e reuso de água proveniente da própria cana-de-açúcar e mantendo um mapeamento anual do risco de disponibilidade hídrica em nossas unidades industriais.
A Raízen busca a excelência da sua gestão hídrica, visando aumentar a resiliência, uma vez que a água está diretamente ligada com nossas atividades. Por isso, utilizamos o recurso de forma consciente e responsável, sempre em busca de reduzir nossa captação externa, melhoria de processos e gestão e promovendo a circularidade.


Uso da Terra
- Aumentar o indicador GJ/ha em 15%;
- Garantir a rastreabilidade de 100% do volume de cana moída.
O uso eficiente e responsável da terra é um princípio do qual não abrimos mão. Diante do contexto em que estamos inseridos, o uso otimizado desse recurso e a rastreabilidade das matérias-primas são aspectos chave para garantirmos nosso alto padrão de sustentabilidade.


Compras Sustentáveis
- Monitorar 100% dos fornecedores críticos sob a ótica ESG através de uma metodologia reconhecida¹ e desenvolvê-los por meio do Raízen Desenvolve², garantindo que todos estejam aderentes aos critérios mínimos³ de sustentabilidade da Raízen.
- Garantir 100% das fontes de cana de açúcar¹ cobertas por um padrão de sustentabilidade reconhecido internacionalmente².
- Atingir e manter todas as unidades em operação (EAB) certificadas por um padrão internacionalmente reconhecido.
Para que nossa energia esteja presente no Brasil e no mundo, nós zelamos pela sustentabilidade em nossa cadeia de suprimentos, seja na matéria prima ou nos produtos e serviços que contratamos. Contamos com uma plataforma integrada de redução de riscos e geração de valor composta pela certificação Bonsucro e programa ELO, bem como um programa de gestão de fornecedores em constate evolução.


Direitos Humanos
Promover avanços na área de direitos humanos em nossas operações e em nossa cadeia de suprimentos.
Entendemos o tamanho das nossas operações e a complexidade dos setores em que atuamos. Por isso, buscamos avançar no tema de direitos humanos, não somente nas nossas operações, mas também incentivando nossa cadeia.


Ética e Compliance
- Ser membro atuante em grupos setoriais multi stakeholders, liderando ao menos um grupo. A fim de promover mudanças significativas em relação a combate à corrupção e maior promoção da transparência;
- Influenciar de maneira ativa nossas contrapartes¹, que devem compartilhar dos valores de Ética & Compliance da Raízen, através do respeito e fiel observância de nossas políticas.
A Raízen entende a relevância do assunto e possui a ética como um de seus valores inegociáveis, orientando sua atuação em todas as frentes de negócio, tal como registrando e disseminando a conduta esperada de funcionários e parceiros.
Sentindo a necessidade de se posicionar como verdadeiros protagonistas da causa, a companhia lançou um compromisso público de ética e compliance com o objetivo de não só garantir as melhores práticas internamente, mas também junto a um setor de grande valia: o quadro de parceiros estratégicos.


Relacionamento com o entorno
Impulsionar ações em educação em 100% dos territórios em que a Raízen opera¹ por meio de programas da Fundação Raízen.
Realizamos um estudo robusto identificando macrotendências, benefícios e vários benchmarkings para entender os impactos de performance social da Raízen em seus entornos. A partir desse estudo, traçamos um novo posicionamento de longo prazo: o lançamento do compromisso de relacionamento com o entorno. Confirmando nosso ponto de redefinir o futuro da sociedade por meio da nossa energia.


Diversidade e inclusão
Alcançar, ao menos, 30% de mulheres em cargos de liderança até 2025.
Desde nosso surgimento, promovemos o respeito e a valorização da diversidade em um cenário em que cada ponto de vista conta. Por isso, criamos o compromisso de mulheres em cargos de alta liderança pois acreditamos que podemos gerar representatividade e acelerar o atingimentos de pensamentos diversos, que trazem resultados diferenciados.
Acompanhe os avanços dos nossos compromissos públicos até 2030

Mudanças climáticas e Transição energética


Etanol 19,59 gCO2/MJ
18,34 gCO2/MJ
Compromisso
Reduzir a pegada de carbono do etanol em 10%.
O que fizemos nesse período
- Contamos com maior envolvimento da liderança no tema por meio do reporte no Comitê de Responsabilidade Social;
- Garantimos a verificação por terceira parte dos resultados da pegada de carbono anualmente;
- Incluímos a pegada de carbono dos produtos como parte da remuneração variável dos funcionários;
- Aderimos ao CDP Supply Chain para evoluir junto aos nossos fornecedores na jornada de gestão de emissão e riscos de mudanças climáticas;
- Seguiremos atuando sobre as principais avenidas para redução da pegada de carbono do nosso Etanol: (i) diminuição do uso de fertilizantes sintéticos; (ii) redução do consumo de combustível fóssil em operações agrícolas; (iii) aumento do TCH (tonelada de cana por hectare) do canavial; (iv) projetos de inovação na área agrícola, como agricultura de precisão, que tendem a gerar economia no uso de insumos e aumento de produtividade;
- Incluímos os riscos climáticos na matriz de riscos dos negócios;
- Em 2020, atingimos o grau A- (nível de liderança) no CDP, demonstrando uma gestão e estratégia robusta no tema.
A Performance 21'22, bem como os destaques da referida safra estão em apuração e processo de revisão por terceira parte.

Gestão Hídrica


0,91 m³/TC.
0,84 m³/TC.
Compromisso
Reduzir a captação* de água de fontes externas em 10%
*Durante o período de moagem.
O que fizemos nesse período
- A safra 20’21 foi desafiadora, com destaque para o longo período de estiagem, que impactou na qualidade da cana-de-açúcar, em especial com valores sem precedentes históricos de quantidade elevada de ATR, o que foi bastante positivo;
- Por outro lado, como a Raízen utiliza água que vem da própria cana-de-açúcar, esta veio em menor quantidade, também sem precedentes históricos;
- Graças ao Programa Reduza, foi possível fechar a captação de águas de fontes externas durante o período de moagem no mesmo patamar das safras anteriores, mesmo diante da estiagem;
- Temos melhorado o sistema de captação, bem como alguns investimentos em reuso de águas ao longo do processo e fechamento de determinados circuitos abertos. Com isso, esperamos ter resultados ainda melhores.
0,91 m³/TC.
0,81 m³/TC.
- Na safra 21´22 melhoramos os equipamentos de medição de vazão e instalamos novos pontos para possibilitar uma análise mais ampla e refinada dos dados, trazendo maior confiabilidade para os dados.
- A quebra de produção da cana-de-açúcar devido ao efeito climatológico somado ao menor tempo de safra, resultou no menor consumo de água nas nossas unidades comparado às safras anteriores.
- Aumento das visitas em campo pelo time de qualidade de água para compartilhar boas práticas e estimular as Unidades na melhor gestão hídrica.
- Na safra 21´22, ampliamos a governança sobre os índices de captação de água de fontes externas, realizando monitoramento semanal com visibilidade para a alta liderança (Vice presidente de Upstream, Diretores e Gerentes), e apresentação de planos de ação para reversão nas unidades com captação acima da meta estabelecida.
- Os dados reportados não incluem ativos adquiridos da Biosev por ainda estarem sendo integrados aos nossos sistemas.

Uso da Terra


152 GJ/ha
169,9 GJ/ha
Compromissos
Aumentar o indicador GJ/ha em 15%;
Garantir a rastreabilidade de 100% do volume de cana moída.
O que fizemos nesse período
- Plano de expansão de energias renováveis e investimentos contínuos para aumentar a produtividade agrícola são nossas propostas para melhoria do indicador (GJ/ha). Um exemplo da nossa evolução é a inauguração, em 2020, da nossa primeira planta de Biogás a partir da vinhaça e da torta com 21 MW de capacidade instalada;
- A cana de açúcar é a cultura com maior rendimento em energia por área ocupada e este indicador representa a eficiência da Raízen no uso da terra, em base energética. Ou seja, o quanto a companhia consegue extrair de conteúdo energético da cana-de-açúcar e seus subprodutos na mesma área de cultivo;
- Empenhamos um esforço contínuo em garantir esse elevado padrão, mesmo em um setor de alto dinamismo;
- Uma premissa do nosso modelo de negócios é a rastreabilidade da origem da nossa matéria-prima, mesmo quando se trata de cana-de-açúcar de fornecedores terceirizados;
- A rastreabilidade de nossa matéria prima nos permite atuar de forma ativa na cadeia, como é o caso do Programa ELO que alcançou importantes evoluções em 20/21.
152 GJ/ha
145 GJ/ha
O que fizemos nesse período:
- Na safra de 21´22, refinamos a governança sob a rastreabilidade geográfica da nossa matéria-prima, tendo maior precisão na análise, controle dos dados e respaldos contratuais. O acompanhamento dos dados e análises passaram a ser feitos de forma trimestral.
- Devido a esse aprimoramento de governança, houve uma pequena queda do indicador, mas necessário para alcançarmos maior confiabilidade da performance. Focados em melhoria contínua, para o próximo ciclo prevemos avanços nos nossos sistemas para realizarmos as análises diariamente.
- Seguindo os padrões da ANP no programa Renovabio, atualizamos o poder calorífico do Etanol de 24 para 22,3 MJ/L, tornando o indicador mais conservador.
- Na safra 21´22 tivemos uma quebra, o que significa a diminuição de produtividade devido a fatores não controláveis, como questões climáticas. Isso resultou em uma produtividade menor, levando a uma queda de performance do indicador.
- Em linha com a estratégia de longo prazo da companhia de expansão do portfólio de energia renovável e economia circular, nessa safra aumentamos a produção de biogás.

Compras Sustentáveis


94% das nossas fontes de cana-de-açúcar são contempladas em programas de sustentabilidade internacionalmente reconhecidos;
20/23 das nossas usinas em operação são certificadas por um padrão internacionalmente reconhecidos.
96% das nossas fontes de cana-de-açúcar são contempladas em programas de sustentabilidade internacionalmente reconhecidos;
22/23 das nossas usinas em operação são certificadas por um padrão internacionalmente reconhecidos.
Compromissos
Garantir programas de sustentabilidade internacionalmente reconhecidos para as fontes de cana-de-açúcar;
Manter todas as unidades em operação certificadas por um padrão internacionalmente reconhecido.
O que fizemos nesse período
Acompanhamento técnico dos produtores:
- Fizemos + 3.700 visitas para engajar e acompanhar tecnicamente os produtores de cana e compartilhar valor, estimulando a adoção de boas práticas;
- Distribuímos diversos materiais orientativos, com capacitação e atualização do time ELO;
- Capacitamos e atualizamos constantemente o time ELO;
- Criamos um novo aplicativo, desenvolvido em parceria com a Solidaridad para apoiar o time ELO na gestão das ações de melhorias;
- Em 2019, certificamos com Bonsucro 20 unidades e conquistamos a Certificação na unidade Santa Cândida, localizada na região de Bocaina-SP;
- Em 2020, atingimos 21 unidades certificadas Bonsucro e a conquista da Certificação na unidade Paraíso, localizada na região de Brotas-SP.
Engajamento dos produtores, por meio da proposta de valor do Programa ELO:
- Realizamos 12 fóruns jurídicos trabalhistas em parceria com associações de produtores e com a participação de 318 fornecedores de cana;
- Na safra 18´19 firmamos uma parceria com SENAR e outras instituições para a realização de treinamentos para os funcionários de fornecedores, totalizando 60 turmas;
- Na safra 18´19 promovemos 6 coletas itinerantes de embalagens de agroquímicos em locais distantes de postos de coleta autorizados;
- Na safra 20´21 lançamos o 1º Relatório Anual do Programa ELO, trazendo os principais impactos do programa no campo;
- Buscamos continuamente parcerias com o objetivo de aumentar o alcance do Programa e levar boas práticas para outros produtores do setor.
Diversas ações foram implementadas para a manutenção das nossas certificações, tais como:
- PGA (Plano de Gestão Ambiental) com ações voltadas para a diminuição dos possíveis impactos e gestão dos recursos naturais;
- Disponibilização e divulgação extensiva de um canal de comunicação (SAC) aberto para dúvidas, reclamações, sugestões e elogios, pois entendemos a importância do envolvimento das pessoas para a boa execução de atividades;
- Iniciativas que possibilitaram demonstrar o atendimento aos indicadores estabelecidos pelo Bonsucro e também a preocupação com a cadeia produtiva da cana-de-açúcar.
94% das nossas fontes de cana-de-açúcar são contempladas em programas de sustentabilidade internacionalmente reconhecidos;
20/23 das nossas usinas em operação são certificadas por um padrão internacionalmente reconhecidos.
99% das fontes de cana de açúcar cobertas por um padrão de sustentabilidade reconhecido internacionalmente.
77% das unidades em operação (EAB) certificadas por um padrão internacionalmente reconhecido.
Compromissos
- Monitorar 100% dos fornecedores críticos sob a ótica ESG por meio de uma metodologia reconhecida¹ e desenvolvê-los por meio do Raízen Desenvolve², garantindo que todos estejam aderentes aos critérios mínimos³ de sustentabilidade da Raízen.
¹metodologia reconhecida: metodologia a ser definida ao longo do período;
²Raízen Desenvolve: programa de desenvolvimento de fornecedores da Raízen que tem como principal objetivo capacitá-los para alavancar o nível de atendimento, qualidade e práticas de sustentabilidade, nivelando o setor;
³critérios mínimos: aderência às diretrizes da Política de Compras Sustentáveis e Código de Conduta do Fornecedor. - Garantir 100% das fontes de cana de açúcar¹ cobertas por um padrão de sustentabilidade reconhecido internacionalmente²
¹ O compromisso será mantido para as novas aquisições, com um cronograma para atingir no menor tempo possível novamente o 100% das fontes de cana de açúcar certificada
² Entendemos como padrão de sustentabilidade internacionalmente reconhecido aqueles reconhecidos pela Diretiva Europeia (EU RED) ou com nível mínimo bronze da SAI. - Atingir e manter todas as unidades em operação (EAB) certificadas por um padrão internacionalmente reconhecido.
O que fizemos nesse período:
- Avanços no desenvolvimento do PGA (Plano de Gestão Ambiental), tornando-o mais robusto e com ações direcionadas para melhorias em nossos processos e prevenção dos possíveis impactos das nossas operações;
- Aumento do engajamento dos times na divulgação do canal de comunicação (SAC) com stakeholders para dúvidas, reclamações, sugestões e elogios, a fim de melhorar nossos processos e atividades;
- Seguimos investindo em segurança e meio ambiente, para evoluirmos cada vez mais nas condições de bem-estar e segurança dos colaboradores e prevenir impactos ao meio ambiente;
- Manutenção de iniciativas que possibilitaram demonstrar o atendimento aos indicadores estabelecidos pelo Bonsucro e a responsabilidade com a cadeia produtiva da cana-de-açúcar, como por exemplo dashboard para avistamentos de animais silvestres, BI para gestão dos volumes de aplicação de agroquímicos, ações para minimizar a ocorrência de incêndios acidentais, investimentos para redução do consumo de água e campanhas para melhoria na gestão de resíduos.
- O Programa ELO foi o primeiro padrão para produtores de cana-de-açúcar criado por uma empresa à ser reconhecido pela SAI Initiative (Iniciativa para Agricultura Responsável) por ter critérios equivalentes ao FSA (Farm Sustainability Assessment). Este reconhecimento é uma confirmação da robustez do Programa e a garantia de que a atuação da companhia junto a seus fornecedores de matéria-prima está alinhada aos requisitos de sustentabilidade mais exigentes do mercado.
- Na safra 21´22, ampliamos o escopo do Programa ELO, tornando-o ainda mais robusto, e passamos a avaliar os fornecedores de contratos pontuais (SPOT) para garantir o atendimento a critérios mínimos Raízen.
- Iniciamos o diagnóstico dos produtores das unidades do Centro-Sul recém adquiridas (ex-Biosev).

Direitos Humanos


Compromisso
Promover avanços na área de direitos humanos em nossas operações e em nossa cadeia de suprimentos.
O que fizemos nesse período
- Desde 2018, somos signatários do Pacto Empresarial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras, proposto pela Childhood Brasil e pelo Instituto Ethos;
- Em 2019 e 2020, implementamos ações internas e externas de conscientização no tema e engajamento da cadeia de valor referentes ao combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, por meio da adesão ao Pacto Empresarial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras, proposto pela Childhood Brasil e pelo Instituto Ethos;
- Temos como diretriz manter a proteção aos direitos das comunidades indígenas e seguimos rigorosamente a conduta de não adquirir cana-de-açúcar de fornecedores de áreas declaradas indígenas;
- Através do Prêmio Parceiro Raíz, motivamos e reconhecemos as boas práticas relacionadas ao tema, em nossa cadeia de fornecimento;
- Avaliamos todas as nossas categorias de compras (que contemplam + de 4 000 fornecedores) com base em critérios socioambientais, e as classificamos em uma matriz de criticidade. Melhoramos, assim, nossa gestão de riscos e oportunidades;
- Implementamos a Política Sustentável de Suprimentos, que tem direitos humanos entre suas diretrizes. E avançaremos mais nas próximas safras, trazendo diretrizes específicas para cada categoria de compra;
- Criamos o Programa de Assistência ao Empregado, que conta com assistência psicológica, orientação jurídica, consultoria financeira, serviço social, lives com especialistas em saúde mental e financeira;
- Preocupados com o bem-estar e segurança dos nossos colaboradores no cenário de pandemia, implementamos medidas como inclusão de cobertura específica de seguro de vida e doação de cestas básicas.
O que fizemos nesse período:
- Em 2022 a Raízen aderiu ao Pacto Global da ONU, maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo com objetivo de engajar o setor privado e mobilizar práticas de negócios nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.
- Pelo futuro do meio ambiente, em 2022 a Raízen fechou acordo com a SOS Mata Atlântica para reflorestamento de áreas de preservação permanente.
- No final de 2021 a Raízen criou uma área de Compliance Trabalhista, voltada para atuação nas denúncias de assédio e discriminação.
- Em 2022 a Raízen estabeleceu parceria com uma consultoria especializada em Sustentabilidade e ESG para construção do Diagnóstico de Direitos Humanos, bem como a Política de DH e o roadmap de ações/oportunidades no tema.

Ética e Compliance


Compromisso
Influenciar de maneira ativa nossos parceiros estratégicos a eliminarem os riscos de violação de valores de Ética & Compliance da Raízen.
O que fizemos nesse período
- Realizamos um mapeamento dos riscos de Compliance de toda a companhia em conjunto com uma consultoria independente;
- Revisamos a política de Integridade Raízen e, com o objetivo de influenciar nossa cadeira, divulgamos aos nossos fornecedores de suprimentos;
- Desenvolvemos e implementamos uma auditoria de Integridade para prestadores de serviço.
O que fizemos nesse período:
- Refinamos as cláusulas do nosso TCG (Termo de cláusulas e condições gerais para fornecimento de bens e de serviços), documento mandatório para todos os nossos fornecedores, a fim de esclarecermos a obrigatoriedade de seguir as boas práticas de Compliance de acordo com a cultura da Raízen.
- Aprimoramos nossa plataforma de cadastro e monitoramento ativo de fornecedores, incluindo novas questões de Compliance. Dessa forma, acompanhamos ainda mais de perto a idoneidade e maturidade dos fornecedores no tema e garantimos que atendam os critérios Raízen de atuação.
- Além de políticas, procedimentos e código de conduta, desenvolvemos um treinamento online para terceiros sobre Ética& Compliance, com linguagem descomplicada, disponível no Portal de Fornecedores.
- Na safra 21´22 também nos tornamos membro atuante, como líderes temáticos da frente de comunicação e engajamento, da Ação Coletiva anti-corrupção da Agroindústria da Rede Brasil do Pacto Global da ONU.
- Mantivemo-nos signatários no Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção - Instituto Ethos.

Relacionamento com o entorno


7/104 entornos* contemplados pela fundação.
7/106 entornos* contemplados pela fundação.
Compromisso
Garantir que 100% dos entornos sejam contemplados pela fundação Raízen.
O que fizemos nesse período
- Em 2018, a Fundação Raízen revisitou seu modelo de atuação e iniciou a turma piloto de uma nova abordagem pedagógica que estimula a permanência na escola, a partir do desenvolvimento de competências socioemocionais e da construção do projeto de vida (Ativa Juventude). O programa é direcionado para jovens do 9º ano do Ensino Fundamental e possui duração de 12 meses. Essa mudança possibilitou aumentar o número de jovens atendidos;
- Em 2019, ampliamos a execução do Programa Ativa Juventude para 6 núcleos da Fundação Raízen;
- Em 2020, durante a pandemia, adaptamos a nossa atuação para o modelo remoto. Os bons resultados obtidos permitiram o redesenho do Programa Ativa Juventude para uma duração de 4 meses e em modelo híbrido. Essa mudança possibilitou a ambição de um maior número de localidades atingidas. Também em 2020, a Fundação Raízen revisitou o Programa Ativa Infância;
7/104 entornos* contemplados pela fundação.
13,9% (Com ativos adquiridos de ex-Biosev).
O que fizemos nesse período:
- Em 2021, nos comprometemos a estar em 100% dos territórios de nossas operações até 2030, ampliando nossos vínculos com a comunidade e gerando impacto social positivo, em linha com a estratégia da Fundação Raízen, que envolve a relação afetiva com crianças e jovens, a família e a escola.
- Também em 2021, visando a ampliação do número de territórios de nossas operações com a presença da Fundação Raízen, executamos o modelo híbrido do Programa Ativa Juventude, considerando a parceria com escolas públicas municipais e/ou estaduais, que tiveram um de seus espaços utilizados, com periodicidade semanal, no contraturno. A medida também possibilitou um aumento no número total de jovens atendidos, o maior da série histórica do Programa.
- Além disso, avançamos na governança e gestão do modelo de atuação do Programa Ativa Juventude, bem como foram adicionados novos territórios ao compromisso assumido, devido a aquisição de novos parques de bioenergia da Biosev.

Diversidade e inclusão


14% de mulheres em cargos de liderança*
19% de mulheres em cargos de liderança*
Compromisso
Alcançar, ao menos, 30% de mulheres em cargos de liderança até 2025.
O que fizemos nesse período
- Entendendo a importância de diálogos abertos, criamos momentos de escuta, com rodas de mulheres;
- Consolidamos uma cadeira de gênero/mulheres no Comitê de Diversidade e Inclusão e vinculamos grupos orgânicos que atuavam com a proposta dentro da empresa;
- Impulsionamos nossos funis de contratação para que tenham ao menos 30% de mulheres nos processos de recrutamento e seleção.
* Considerar liderança a partir de cargos Coordenador acima
14% de mulheres em cargos de liderança.
21% (Com ativos adquiridos de ex-Biosev).
O que fizemos nesse período:
- Na safra 21’22 a Raízen tornou-se signatária dos 7 Princípios do Empoderamento das Mulheres (WEPs) da ONU Mulheres.
- Visando a equidade de gênero em posições de liderança na Raízen, o Conselho de Administração anunciou a eleição de Luciana de Oliveira Cezar Coelho e Sonat Burman-Olsson como membros independentes. Como conhecimento desta ação, recebemos o selo Women on Board, uma iniciativa apoiada pela ONU Mulheres que reconhece a presença do gênero em conselhos empresariais.
- Iniciado em agosto de 2021, a Mentoria Feminina é um programa voltado a capacitação de mulheres que apresentam potencial para ocuparem cargos de alta liderança. O programa de mentoria possui duração de 12 meses e contempla sessões de sustentação e crescimento mútuo por meio de reuniões.
- Em 2021, o Programa de Trainees da Raízen contemplou a contratação de 90% de mulheres dentro do processo seletivo.